PROJETO
DESCRIÇÃO
A implementação deste projeto permitirá simplificar os processos e melhorar a qualidade dos serviços que lhes estão associados bem como, simultaneamente, diminuir o custo e o tempo de realização dos mesmos. O Instituto Politécnico de Santarém passará a ter um novo modelo organizacional de funcionamento com características inovadoras no que concerne ao contacto e comunicação com os stakeholders. Espera-se também que, com os resultados obtidos, se possa efetuar a replicabilidade deste modelo junto de outras escolas do ensino superior em Portugal e no Estrangeiro. Assim, o projeto #eCapacitar contribuirá decisivamente para potenciar as vantagens competitivas da Instituição junto do meio académico e das entidades parceiras, regionais, nacionais e internacionais.
A operação, divide-se em três grandes eixos, articulados entre si, estando orientada para o acesso universal aos sistemas de informação, na facilitação do acesso ao conhecimento, à educação e à formação e na implementação e transformação de serviços digitais e modernização de serviços existentes.
Os eixos são:
Plataforma CRM – o projeto permitirá a transformação digital dos sistemas e das formas de informação e comunicação ao dispor do IPSantarém, através de uma clara aposta na simplificação dos processos e na facilitação do acesso a um conjunto alargado de serviços, tecnologias digitais e instrumentos de recolha de dados elencadas no diagnóstico efetuado e especificamente dirigidas ao perfil de cada utilizador, de uma forma agregadora e integradora da informação a prestar e da comunicação com os stakeholders.
Plataforma de EaD – o projeto permitirá a capacitação da Instituição através do desenvolvimento e implementação de uma solução tecnológica de referência para a disseminação da oferta formativa não presencial, disponibilizando aos utilizadores uma solução de elevada qualidade para a consolidação dos seus processos de aprendizagem e que, reconhecidamente, contribui para a democratização do acesso ao ensino e ao conhecimento.
Arquivo Digital do Conhecimento – o projeto permitirá a criação de um sistema de “Knowledge Database” que privilegie a análise e agregação de grandes volumes de dados, tendo por base a combinação de diferentes fontes de informação, com vista à compilação, consolidação, organização, análise, monitorização e avaliação de atividades a desenvolver, de forma a preservar e tornar acessível a memória coletiva do IPSantarém.
OBJETIVOS
O projeto tem por finalidade modernizar o IPSantarém com um conjunto de meios e recursos tecnológicos necessários para suportar as diferentes áreas de oferta formativa do Instituto, da investigação e da transferência de conhecimento e de tecnologia. Adicionalmente, pretende-se, com o projeto, melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo IPSantarém, definindo e tipificando esses serviços a nível digital, presencial e telefónico. Intervindo ao nível dos meios, dos processos, da transferência do conhecimento e da capacitação dos recursos internos, reforçando o acesso ao digital para todo o universo IPSantarém, nomeadamente através da instalação da plataforma centralizada de informação e comunicação.
Esta operação assenta em três grandes eixos de intervenção e está orientada para o acesso universal aos sistemas de informação, implementação e transformação dos serviços digitais, com a consequente modernização que daí advém.
Os objetivos fundamentais do projeto são:
- Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo IPSantarém, definindo e tipificando esses serviços a nível digital, presencial e telefónico, intervindo ao nível dos meios, dos processos, da transferência do conhecimento e da capacitação dos recursos internos e reforçando o acesso ao digital para todo o universo IPSantarém, através do desenvolvimento da Plataforma Centralizada de Informação e Comunicação (CRM).
- Obter uma solução tecnológica de referência para a oferta formativa, disponibilizando, aos utilizadores, uma solução integrada de ensino não presencial assente nas melhores práticas e na mais atual informação técnica através da Plataforma EaD.
- Melhorar a infraestrutura de apoio ao sistema online de gestão de aprendizagens das escolas do ensino básico e secundário do Distrito de Santarém.
- Tratar e preservar o património de conhecimento do IPSantarém, atualmente disperso, de modo a poder constituir-se como memória coletiva, mas também como fonte de informação (re)utilizável para a produção de novo conhecimento de modo a enriquecer o ecossistema de conhecimento nacional – Política Nacional de Ciência Aberta.
- Reduzir os custos e o lead time associado aos processos e fluxos de trabalho relacionado com a disponibilização de informação.
ONDE ESTAMOS
Morada
Instituto Politécnico de Santarém
Complexo Andaluz – Apartado 279
2001-904 Santarém
ecapacitar@ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 309 520